Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de julho de 2011

BIOGRAFIA DA PRIMEIRA DIRETORA


MARIA DO CARMO DE MIRANDA nasceu em Macau, Estado do Rio Grande do Norte no dia 7 de Junho de 1942, filha de Luiz de Souza Miranda e Izaura Martins de Miranda.


Fixou residência junto com a família na cidade de Cabedelo em 1952, onde concluiu o Ensino Primário. Para prosseguir os estudos, mudou-se para a cidade de João Pessoa, onde passou a estudar no Colégio Lins de Vasconcelos; nesta fase começou a demonstrar interesse pela Educação, ministrando aulas de Reforço Escolar a domicílio com apenas 16 anos.


Sua primeira experiência de Docência foi proporcionada por uma vaga que surgiu na Prefeitura de João Pessoa, cujo ensino era oferecido na Igreja de Nossa Senhora da Conceição no Varadouro. Nesse período, inexistia, formalmente, Rede de Ensino Municipal, sendo este realizado em locais como Igrejas ou mesmo pela própria Comunidade, em salas com turmas multisseriadas.


Concluindo o Ginásio, estudou Pedagógico no Instituto de Educação da Paraíba (IEP), terminado em 1962. Recebeu do Governador do Estado, Pedro Moreno Gondim, como presente de Formatura, a nomeação de Diretora da Rede Ferroviária Engenheiro Wanderley, na cidade de Cabedelo, tendo como lema: “Trabalho de Conquista”.


Quando a escola foi desativada, MARIA DO CARMO DE MIRANDA foi transferida para o Grupo Escolar João XXIII, também em Cabedelo.


Ainda na cidade de Cabedelo, fundou o Externato Nossa Senhora do Carmo, que oferecia Educação Infantil (antigo maternal, jardim e alfabetização); este Externato foi a realização de um sonho que perseguiu durante toda a sua vida.


Licenciou-se em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em 1967.


Na Escola Normal de Santa Rita, em 1969, foi convidada a ministrar a disciplina de Psicologia da Educação. Em 1971, foi admitida para exercer a função de Professora de Prática de Ensino (Didática) na mesma Instituição.



Dez anos depois, foi nomeada para exercer, de forma comissionada, o cargo de Administradora da Escola Normal Aluísio Pereira Borges, também em Santa Rita.


Em 1986, foi convidada a responder pelo cargo de Administradora Escolar da Escola Normal Estadual Ministro Pereira Lira em João Pessoa, hoje denominada de ESCOLA NORMAL ESTADUAL PROFESSORA MARIA DO CARMO DE MIRANDA, uma homenagem bem merecida a grande pioneira "PROFESSORA CARMINHA" que deu a vida pela EDUCAÇÃO.


Foi fundadora da Faculdade de Ciências e Letras de Guarabira (FAFIG), hoje, o Campus IIII da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), empregando enorme empenho para que a mesma fosse estadualizada.


Faleceu no dia 7 de setembro de 1988, em João Pessoa, vítima de um Aneurisma Cerebral no Hospital São Vicente de Paula, deixando dois filhos e uma história de paixão e dedicação completa à Educação.
O féretro saiu da Escola Normal, onde o corpo foi
velado; amigos,familiares,professores,estudantes e o povo em geral, acompanharam o cortejo a pé até o Cemitério Senhor da Boa Sentença em João Pessoa/PB.

Um comentário:

  1. Excelente educadora, fiz parte desta instituição maravilhosa, nossa turma foi pioneira desta escola.

    ResponderExcluir